quinta-feira, 10 de março de 2016

Alimentação Infantil

     
    Parece filme de terror: a mãe aproxima a colher da boquinha e a criança vira o rosto, empurra com a mãozinha. Toda mãe que já passou por isso sabe como é angustiante tentar fazer o filho comer. Algumas atitudes ajudam a criar bons hábitos alimentares. O primeiro começa no hospital com leite materno que garante todos os nutrientes necessários e protege contra infecções, prepara as crianças a experimentar sabores diferentes quando chegar a hora. Isto porque o sabor do leite materno muda conforme o que a mãe come, o contrário do que acontece com as fórmulas usadas para substituí -lo. 
      Por volta dos 6 meses de idade o bebezinho já virou um bebezão e só o leite da mãe não é suficiente para suprir as calorias que ele precisa. É hora de introduzir outros alimentos e isso deve ser feito de forma planejada para garantir a saúde do nenê.  Pediatras e nutricionistas debatem á importância da alimentação no desenvolvimento físico e intelectual. Muito se discute sobre anemia e alguns dados são assustadores. Você sabia que em alguns países 40% das crianças menores de 4 anos sofrem de anemia pela ausência de ferro? As principais causas são a baixa quantidade de alimentos ricos com esse elemento, como carne vermelha, e os vegetais de folhas escuras, nas principais refeições, e a ingestão de substâncias que inibem a absorção de ferro. Fonte: Revista Meu Nenê.

3 comentários:

  1. Meu filho tem 11 meses e rejeita as papinhas que ofereço, principalmente as que contém leite! Näo pega mamadeira e nem chupeta! Só quer saber de mamar! O problema é que näo esta ganhando peso! Tem somente 8 kg! O que devo fazer para estimular o apetite dele! Minha mäe diz para eu desmamar mas tenho dó, pois, ele se acalma no peito!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Aline, você deve criar uma rotina com horários para a alimentação de seu filho intercalando com a amamentação.Lembrando que deve oferecer uma alimentação balanceada, com os nutrientes que ele precisa. Para melhor esclarecimento sugiro que marque uma consulta com uma nutricionista.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Aline, você deve criar uma rotina com horários para a alimentação de seu filho intercalando com a amamentação.Lembrando que deve oferecer uma alimentação balanceada, com os nutrientes que ele precisa. Para melhor esclarecimento sugiro que marque uma consulta com uma nutricionista.

    ResponderExcluir