quarta-feira, 18 de maio de 2011

Conhecendo os nutrientes




















A vida jamais poderia ser sustentada sem a alimentação. É dela que retiramos as fontes de energia e os nutrientes necessários à formação do nosso organismo.

Com o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, aumenta a necessidade de adquirir energia e nutrientes que formarão e manterão em bom funcionamento o nosso organismo. Através dos alimentos é que retiramos em doses adequadas esses nutrientes. 

Os nutrientes são substâncias do qual o nosso organismo se utiliza para construir e restaurar os ossos, os músculos, as células, o sangue, os órgãos, etc.
Pelas suas funções eles foram classificados em:

• Água
Essencial à vida, presente na maioria dos seres vivos. No ser humano, representa até 70% do corpo. A água serve para hidratar o organismo, ajuda a dissolver os alimentos e transportar os nutrientes. Um adulto deve beber de 1 a 3 litros de água por dia.

• Carboidratos
São substâncias que fornecem energia ao organismo. Essa energia é necessária para que possamos exercer nossas atividades diárias como andar, trabalhar, praticar atividades físicas, etc.
Os carboidratos são a base da Pirâmide Alimentar, encontrados em: massas, açúcar, mel, arroz, milho, batata, mandioca, farinhas, pães, bolos, doces, biscoitos, macarrão, entre outros.

• Proteínas
São substâncias responsáveis pela construção e formação dos músculos, ossos e sangue, pelo crescimento e desenvolvimento do organismo em geral, renovação dos tecidos, formação de células, hormônios e enzimas.
Os alimentos ricos em proteínas são: carnes em geral, ovos, leite e derivados, e grãos como soja, feijão, lentilhas, ervilhas, grão-de-bico e outros alimentos.

• Vitaminas
São substâncias que regulam as funções do organismo, previnem doenças e infecções. É muito difícil resumir as benesses desse nutriente, uma vez que a maioria das defesas e a manutenção do organismo necessitam das vitaminas, tanto como dos minerais. As vitaminas estão presentes em frutas e verduras, carnes, ovos, leite e derivados.

• Minerais
Assim como as vitaminas, são de importância fundamental nas defesas e manutenção do organismo. São eles que formam os nossos ossos e cartilagens, auxiliam na manutenção dos tecidos, órgãos, sistema nervoso, etc. Atuam no transporte de oxigênio e fazem parte do sistema de coagulação sanguínea. Os minerais são encontrados em frutas, verduras, carnes, ovos, leite e derivados.

• Fibras
São substâncias importantes no funcionamento regular do aparelho digestório, principalmente o intestino, além de ajudar no combate ao colesterol. As fibras são encontradas em frutas, verduras e cereais integrais.

• Lipídeos
Assim como os carboidratos, também fornecem energia. São importantes por dissolverem e transportarem algumas vitaminas (A, D, E e K). Estão presentes nas gorduras animais, leite, óleo, margarina, manteiga, e outros.


Além desta classificação, ainda existe a divisão abaixo:

• Alimentos Energéticos - São ricos em gorduras e carboidratos. Fornecem energia.

• Alimentos Construtores - São ricos em proteínas, possibilitam o crescimento e o desenvolvimento do organismo, além de reparar os tecidos.

• Alimentos Reguladores - São ricos em vitaminas e sais minerais, regulam o funcionamento do nosso organismo.
É comum confundir uma boa alimentação com a satisfação do apetite ou com a ingestão demasiada de grandes quantidades do mesmo alimento. Estes hábitos, que não atendem às exigências orgânicas, são tão prejudiciais a saúde, quanto a falta de alimentos.

Para saber as necessidades nutricionais específicas do seu organismo procure um nutricionista.


Autor: Demóstenes

Postado por: Daniela de Barba

Nenhum comentário:

Postar um comentário